A Cidade

Os primeiros relatos da cidade de Senhora dos Remédios remontam ao ano de 1738, em menções feitas a D. José de Portugal, em uma carta demarcatória de Sesmarias da Comarca do Rio das Mortes, cuja sede deveria ter sido São João del-Rei. Neste documento, a Coroa Portuguesa faz menção à Sesmaria de Santa Cruz da Serra (“Fazenda da Serra”), do Arraial de Borda do Campo (Barbacena) e diz: “Sertões de terras devolutas nas encostas da Pedra Menina, Paróquia de Piranga, na Província de Minas Gerais, para o Capitão Joaquim Ferreira da Silva. No final, a data: 13 de março de 1738.

Senhora dos Remédios, antigo distrito subordinado ao município de Barbacena, foi elevado à categoria de município em 12 de dezembro de 1953.

Turismo e lazer

Senhora dos Remédios possui pontos turísticos como a Pedra Menina, a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, o Clube Recreativo Remediense, a cachoeira do Lote situada na comunidade da “Terça”, a igreja matriz de Nossa Senhora dos Remédios e a igreja de Nossa Senhora do Rosário.

A Igreja Matriz, com a imagem de Senhora dos Remédios, fundada no Século XIX, possui uma arquitetura barroca com pinturas douradas e belas imagens. A imagem de Nossa Senhora dos Remédios foi trazida, possivelmente, da cidade de Lamego em Portugal, existindo porém outras versões, como da Fazenda do Capote e do Mestre Piranga.

Cultura

As festas da cidade são a principal manifestação cultural remediense. Destacam-se a Exposição Agropecuária, o baile de Halloween, a Semana Santa (com procissões e missas), Festa do Rosário Congado (com danças e roupas típicas) e o Carnaval.

Geografia

Sua população estimada em julho de 2014 era de 10 565 habitantes.

Embora nos últimos anos o desmatamento tenha sido bastante acentuado , o município é provido de áreas de mata atlântica, com flora viçosa nas encostas das montanhas e fauna abundante.

Economia

Acidade apresenta economia pouco diversificada, baseada em sua maioria na agropecuária, com carência de indústrias ou empresas de destaque. Os setores de Educação e Saúde são os principais mercados de trabalho da cidade.

No entanto há outras atividades econômicas como o comércio varejista e serviços de profissionais liberais, além do setor de construção civil ser um importante meio empregatício da cidade.

Aniversário 12 de dezembro
Fundação 12 de dezembro de 1953
Gentílico remediense
Prefeito(a) Sônia Maria Coelho Milagres
(2017–2020)

Localização em Minas Gerais:

Localização de Senhora dos Remédios

21° 01′ 40″ S 43° 34′ 58″ O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Campo das Vertentes IBGE/2008 
Microrregião Barbacena IBGE/2008 
Municípios limítrofes Carandaí, Ressaquinha, Desterro do Melo, Capela Nova e Alto Rio Doce
Distância até a capital 180 km
Características geográficas
Área 237,107 km²
População 10 565 hab. Est. IBGE/2014
Densidade 44,56 hab./km²
Clima Tropical de altitude
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,685 médio PNUD/2000 
PIB R$ 44 282,939 mil IBGE/2008
PIB per capita R$ 4 199,82 IBGE/2008