CONHECENDO NOSSO PATRIMÔNIO: Fonte Grande – “Fontinha”

Esquina da Rua José E. Benedito com a Rua João Francisco de Assis

Foto: Érica Moreira Scaldini

A “Fontinha” já existia há bastante tempo, sendo que era um só cano por onde saía água, próximo à Rua João Francisco de Assis. O senhor José Alexandrino tem lembranças da época em que nesta havia uma planta de brejo, denominada bastão. João Paulo Ferreira de Assis, em seu livro, diz que em 1965 “a água foi canalizada desde o ladrão da Caixa nova até a Fonte Grande” (ASSIS, 2003 p.268) e ainda que, na gestão de 1989 a 1992 – Prefeito Edgar de Souza Passos – foi reconstituído o calçamento de várias ruas, dentre elas a Rua João Francisco de Assis. Em 2004 sofreu reforma, ficando como é atualmente. A população da cidade vai até o local com galões e baldes a fim de levar água para casa.

A Fonte Grande, mais conhecida pelos moradores do Município de Senhora dos Remédios como “Fontinha” é designada – conforme a placa existente no local – também como Lavanderia Pública com Paisagismo e Complementos e Gruta Nossa Senhora da Conceição.

O fechamento do terreno se dá por um pequeno muro de arrimo de pedra e concreto no alinhamento da Rua José E. Benedito, em declive, onde luminárias na cor branca estão fixadas. Canteiros com arbustos de pequeno porte estão junto a este muro. O mesmo tratamento é dado no alinhamento da Rua João Francisco de Assis. Implantado num platô de esquina, o acesso se dá, parte por um degrau no passeio desta última rua, e parte que dá continuidade ao passeio, numa rampa. A cobertura é estruturada em madeira com caimento em quatro águas e telhas coloniais. Os pilares de sustentação do telhado são redondos, em PVC e concreto, pintados de verde. O piso, em concreto, possui círculos em cimento natado pintados de amarelo, em diferentes diâmetros. A fonte em si é canalizada por dois tubos de PVC e também coberta com telhas coloniais. Há ainda, sob a cobertura, numa espécie de ilha, três tanques com dois bojos cada, servindo à lavanderia. Bancos e bancadas em concreto, canteiros para plantas de pequeno porte e um jardim aos fundos, estão localizados próximo à gruta. Nesta há uma Imagem de Nossa Senhora da Conceição que, segundo a placa existente no local, foi doada por colaboradores diversos. A Imagem segue a iconografia, representada com semblante jovem, mãos cruzadas à altura do peito, sem véu e com cabelos esvoaçantes. Possui ainda túnica na cor creme e manto azul com detalhes em dourado, caindo sobre o ombro esquerdo. Encontra-se dentro de um plástico transparente e envolta com flores artificiais.

Em 1965 a água foi canalizada, na gestão de 1989 a 1992 do Prefeito Edgar de Souza Passos e também foi reconstituído o calçamento da Rua João Francisco de Assis.

Em 2004 o local sofreu reforma, sendo colocados os tanques, as bancadas e a cobertura, ficando como é atualmente.

Referências bibliográficas:

ASSIS, João Paulo Ferreira de. História do Município de Senhora dos Remédios. Barbacena: Edição do Autor, 2003.