SIF – Serv. de Inspeção Federal

Conhecido mundialmente pela sigla S.I.F. e vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA, é o responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. Atualmente, o SIF tem atuação em mais de 5 mil estabelecimentos brasileiros, todos sob a supervisão do DIPOA.

O selo surgiu quando foi editado o primeiro regulamento para a criação do serviço de inspeção dentro dos estabelecimentos processadores. Até receber o carimbo do SIF, o produto atravessa diversas etapas de fiscalização e inspeção, cujas ações são orientadas e coordenadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa).

Todos os produtos de origem animal sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são registrados e aprovados pelo S.I.F. visando garantir produtos com certificação sanitária e tecnológica para o consumidor brasileiro, respeitando as legislações nacionais e internacionais vigentes.

Atualmente o Brasil exporta seus produtos de origem animal para mais de 180 países, se destacando como um dos principais exportadores mundiais, transmitindo segurança dos produtos sob fiscalização do DIPOA por meio do selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Competências do SIF

Sistema PGA/SIGSIF

Para garantir a inocuidade dos produtos de origem animal e o cumprimento das legislações nacional e estrangeiras para a produção, industrialização e comercialização destes produtos, o DIPOA conta com as Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos Estados e com os Serviços de Inspeção Federal – SIF atuando junto a quase 4 mil estabelecimentos cadastrados no DIPOA.  O Sistema de Informações Gerenciais dos SIF – SIGSIF, alimentado pelos servidores que trabalham na inspeção federal e pelas empresas registradas no DIPOA, disponibiliza dados importantes sobre as atividades de Inspeção e Fiscalização no Brasil.

1. Instrução Normativa Nº 1 de 11 de janeiro de 2017 que estabelece procedimentos para registro, renovação, alteração, auditoria e cancelamento de registro de produtos de origem animal;
  2. Ofício-Circular nº 1/2017/DIPOA-SDA/SDA/MAPA: Assunto: Registro de produtos de origem animal. Alteração de procedimentos, comunica
  3. Anexo I Manual de acesso a PGA/SIGSIF
  4. Anexo II Manual de registro de produto na PGA/SIGSIF;
  5. Anexo III Instruções de acesso a PGA/SIGSIF;
  6. Anexo IV Instruções de registro de produto na PGA/SIGSIF;
  7. Anexo V Tabela de produtos regulamentados

Perguntas e Respostas sobre Registro de Produtos de Origem Animal na PGA-SIGSIF

Quantitativo de Animais Abatidos por Categoria e UF

Condenação de Animais por Espécie

Quantitativo de Doenças por Procedência

Estabelecimento Registrados no SIF

Quantidade de Abate Mensal de todas as Espécies por Estado

Ficha de Estabelecimento Nacional

Listas de Estabelecimentos Nacionais Habilitados à Exportação por País

Listas de Estabelecimentos Estrangeiros Habilitados à Exportação para o Brasil

Relatório de Estabelecimentos

Relatório de Abates, por Ano e UF

Base de Dados (acesso restrito)

O acesso ao Banco de Dados é restrito a empresas cadastradas e com registro no DIPOA e a servidores que trabalham na área de Inspeção Federal.

Para cadastramento de empresa visite o link: SIGSIF – Sistema de Informações Gerenciais do SIF